Apucarana recebe oficina do Ministério da Cultura

A Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap) convida pessoas envolvidas com qualquer iniciativa cultural para participar na quinta-feira (07/11), às 19 horas, no salão nobre da Prefeitura, de uma oficina para conhecer os projetos e se inteirar dos procedimentos para participar dos editais do Ministério da Cultura (MinC). “É a primeira vez que Apucarana recebe esse tipo de evento, gratuito e aberto a toda comunidade, com a participação de uma equipe do Ministério da Cultura”, observa o diretor-presidente da Funcap, Ednei Mansano. 

Não haverá pré-inscrições. Os interessados devem chegar cerca de meia hora antes e fazer seu cadastro no local. Durantes as oficinas, os participantes terão oportunidade de aprender como elaborar projeto para  o MinC, participando em condições de igualdade dos editais que selecionam iniciativas culturais para receber incentivo do Governo Federal, inclusive o financeiro.

O MinC confirmou, por exemplo, que vai selecionar um projeto para integrar programação cultural do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) em Apucarana. “Através das orientações que vão receber aqui na cidade, nossos artistas poderão enviar a sua proposta de acordo com o que é exigido pelo ministério. Gostaríamos que o projeto escolhido fosse de Apucarana. Por isso, participem do evento desta quinta-feira. É uma grande oportunidade”, afirma Mansano.

Em fase final de construção, CEU está localizado na Avenida Central do Paraná, ao lado da Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e o investimento é de R$ 1,5 milhão.

O CEU irá integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.  Visando já iniciar a interação da comunidade com a “Praça do CEU”, a prefeitura de Apucarana vai realizar no local, entre os dias 13 de novembro e 18 de dezembro, reuniões semanais, sempre nas quartas-feiras, às 19 horas. “Será uma oportunidade para população saber como vai funcionar o centro e para começarmos a identificar aqueles que poderão participar da ocupação cultural, esportiva e de lazer no local”, informa Mansano.