Animais do canil municipal vão realizar passeio pelo bairro

Os 120 cachorros sob a tutela do Canil Municipal de Apucarana vão participar de uma atividade diferente e inédita neste dia 24 de novembro. A intenção da coordenação do local é obter o número necessário de voluntários para que todos possam participar da 1ª Cãominhada. O passeio, que será em um domingo, terá início às 9 horas, com saída do canil e terá como destino os bairros próximos, como o Jardim Interlagos. As inscrições de interessados já estão abertas e devem ser feitas de segunda a sexta-feira pelo telefone 3901-1051.

Além de amor pelos animais, o voluntário deverá levar uma guia (coleira) no dia da caminhada. “Fizemos uma busca histórica e descobrimos que este tipo de ação nunca aconteceu aqui. A nossa intenção primeira é promover uma atividade física com estes animais, exercitá-los. Com isto eles vão poder retornar a sentir o cheiro da terra, comer um “matinho”, enfim, liberar o estresse e receber o carinho de um dono, mesmo que seja por algumas horas”, destaca o biólogo Luan Rafael da Silva Santos, responsável pelo canil.

Uma segunda intenção da coordenação, com a 1ª Cãominhada, é a doação. “Certamente vai ter muita gente que vai se sensibilizar e com isto nossos cães estarão garantindo um lar definitivo”, frisou Santos.

Iniciativas – Na atual administração, o canil municipal vem se notabilizando por desenvolver políticas diferenciadas em favor dos animais sob sua guarda. Em julho deste ano, o espaço foi notícia nacional ao oferecer proteção extra aos animais diante do rigoroso inverno.

Uma campanha realizada por meio das mídias sociais pela Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, através do Canil Municipal, angariou dezenas de roupas para os cães. O movimento foi batizado de Campanha do AUgasalho. Além de agasalho, a campanha também angariou lençóis, cobertores, tapetes, toalhas, panos, mantas e jornais.

Serviço: O Canil Municipal de Apucarana fica na Rua Cristiano Kussmaul, s/n, saída antiga para Rio Bom. Seja um voluntário na 1ª Cãominhada. O telefone de contato é o 3901-1051.