Animais do canil municipal ganham passeio pelo bairro

A coordenação do Canil Municipal, em parceria com a Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (SOPRAP), e o apoio de dezenas de voluntários promoveram neste domingo a 1ª Cãominhada. Além de incentivar a adoção, o evento teve como meta exercitar os animais. Nesta segunda-feira, os organizadores fecharam um balanço da atividade, inédita em toda a região. “Imaginávamos que seria um evento diferente, mas o resultado superou todas as nossas expectativas. Foi muito bom mesmo, os voluntários foram generosos, nos doaram guias para os próximos passeios, ração e até remédios”, conta o biólogo Luan Rafael da Silva Santos, responsável pelo canil.

A princípio, a intenção era promover o passeio com todos os 120 animais sob a tutela do canil, mas após uma reavaliação de aptidão, 69 foram à rua e percorreram cerca de dois quilômetros até ruas do Jardim Interlagos.

Além de exercitar os animais, onde alguns já estavam a meses presos apenas no reduto da baia, o evento incentivou a adoção. “Com esta atividade os cães puderam retornar a sentir o cheiro da terra, comer um “matinho”, enfim, liberar o estresse e receber o carinho de um dono, mesmo que por algumas horas.”, destaca Luan. De acordo com ele, dos 69 cães, sete foram adotados. “Foram cinco adultos e dois filhotes”, informa.

Diante dos bons resultados da 1ª Cãominhada, os organizadores planejam novas edições. “Além da nossa feira de doação mensal, onde também colocamos para doação gatos adultos e filhotes, pensamos agora, diante do entusiasmo e pedido dos voluntários que nossos assessoraram, editar novos passeios a partir de agora”, conclui o biólogo.

As inscrições de interessados em ser voluntário em nova edição da Cãominhada podem entrar em contato com o Canil Municipal, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3901-1051. Além de amor pelos animais, o voluntário deverá levar uma guia (coleira) no dia da caminhada. “Informamos contudo que a adoção pode ocorrer em qualquer dia da semana, nossos portões estão abertos a interessados”, frisou o coordenador do canil.

Iniciativas – Na atual administração, o canil municipal vem se notabilizando por desenvolver políticas diferenciadas em favor dos animais sob sua guarda. Em julho deste ano, o espaço foi notícia nacional ao oferecer proteção extra aos animais diante do rigoroso inverno.

Uma campanha realizada por meio das mídias sociais pela Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (SOPRAP), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, através do Canil Municipal, angariou dezenas de roupas para os cães. O movimento foi batizado de Campanha do AUgasalho. Além de agasalho, a campanha também angariou lençóis, cobertores, tapetes, toalhas, panos, mantas e jornais.

Serviço: O Canil Municipal de Apucarana fica na Rua Cristiano Kussmaul, s/n, saída antiga para Rio Bom.