VISTORIA DE CASAS DO Sumatra I começa

Atendendo a última exigência contratual que deve ser cumprida antes da assinatura do contrato e entrega das chaves, começa amanhã (26) a vistoria nas 486 casas do Residencial Sumatra I, na região do Jardim Colonial. Cada um dos futuros moradores vai acompanhar uma equipe formada por representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), Construtora Bonora e da Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria de Assistência Social.

Na oportunidade serão verificadas as condições da moradia. O objetivo é checar se o imóvel há “vícios de construção”, como rachaduras nas paredes, defeito na instalação elétrica e hidráulica, problemas com o funcionamento de portas, fechaduras e janelas, na cobertura e acabamento em geral. As vistorias seguem até o dia 30 de novembro. Cada mutuário tem seu horário agendado, com divulgação na imprensa e no site da prefeitura www.apucarana.pr.gov.br. Além disso, a assistência social está fazendo o comunicado via telefone para cada família que vai recebe sua casa. Será atendida uma média de 100 mutuários por dia.

POLO DE APUCARANA OFERECE ESPECIALIZAÇÃO em Genética pela UFPR

O Polo Presencial Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB) comunica que foram prorrogadas até esta sexta-feira (29/11) as inscrições para 40 vagas junto ao curso de especialização em Genética, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Genética e da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação à Distância (CIPEAD). Direcionado a professores de Ciências (ensino fundamental) e de Biologia (ensino médio) da rede pública, a formação na modalidade Educação a Distância (EaD) é gratuita. A carga horária total será de 375 horas, sendo 20% das atividades presenciais. A inscrição deve ser feita exclusivamente através da internet, no endereço http://www.cipead.utfpr.br ou ainda http://www.nead.ufpr.br. O Polo de Apucarana da UAB fica na Praça Rui Barbosa, 12. Mais informações 3425-1603 ou ainda pelo blog http://poloapucarana.blogspot.com.br/ ou endereço eletrônico ninaufpr@gmail.com.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO DO Conselho Tutelar em Apucarana

A Prefeitura de Apucarana avisa que já está disponível edital da eleição do Conselho Tutelar que vai escolher no dia 22 de dezembro os cinco novos conselheiros e cinco suplentes para atuar na instituição de atenção a criança e adolescente. O diferencial em relação aos pleitos anteriores é em relação ao item escolaridade dos candidatos. A exigência de nível superior caiu e agora podem concorrer ao cargo pessoas com o ensino médio. As inscrições estão abertas desde ontem e encerram no próximo dia 27 de novembro, no Centro Social Urbano, Parque Bela Vista. Exceto sábado e domingo, os horários de atendimentos são de 8h30 e 11h30 e de 13h30 até as 17 horas, ocasião em que será necessário apresentar os documentos relacionados no edital. O processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar terá três fases. Depois do período da inscrição, haverá aprova de conhecimento específico sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que vai acontecer no dia 12 de dezembro, na sede da Universidade Aberto do Brasil (UAB), Praça Rui Barbosa, número 12. A terceira fase será a eleição, marcada para o dia 22 de dezembro, no Centro Social Urbano. O edital do processo seletivo pode ser acessado no site da prefeitura www.apucarana.pr.gov.br, no link atos oficiais.

PREFEITURA INFORMA RECESSO na Comissão de ITBI

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Apucarana comunica aos contribuintes que a Comissão de Avaliação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – Inter vivos (ITBI) estará de recesso entre os dias 20 de dezembro e 06 de janeiro. A última reunião deste ano será dia 19 de dezembro e a primeira de 2014 será no dia 7 de janeiro. Assim, aqueles que necessitarem avaliação para fins de pagamento do imposto ainda neste exercício, devem protocolar pedido dentro de prazo hábil. O ITBI tem como fato gerador a transmissão, a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis. É devido sempre que ocorrer negociação imobiliária entre pessoas físicas ou jurídicas no momento da escrituração. Em Apucarana, o imposto a ser recolhido é a aplicação da alíquota de 2% do valor venal do Imóvel. Por exemplo, quando o valor venal do imóvel for de R$ 10.000,00, o imposto a ser pago na Prefeitura é de R$ 200,00. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3422-4000.

EMPREGABILIDADE: PARCERIA oferece curso gratuito em Apucarana

O Sistema Fecomércio-PR, Senac Apucarana e Prefeitura de Apucarana convidam a população para a o curso gratuito “A nova era da Empregabilidade”, que vai acontecer do dia 02 ao dia 06 de dezembro no Centro da Juventude de Apucarana. O conteúdo é direcionado a maiores de 15 anos de idade e visa preparar o interessado para conquistar um emprego ou crescer na carreira, repassando dicas do que a pessoa precisa para se dar bem no mercado de trabalho. As inscrições devem ser feitas no Centro da Juventude (Jardim Diamantina), no Colégio Estadual São Bartolomeu, Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, Colégio Estadual Padre José Canale, na Agência do Trabalhador, em qualquer um dos quatro CRAS de Apucarana ou ainda na Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, localizada no Jardim América. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3424-0629.

NOTA FISCAL DO PRODUTOR – Agricultores devem regularizar

A Prefeitura de Apucarana solicita aos agricultores que fazem uso da Nota Fiscal do Produtor Rural para que regularizem a entrega das segundas vias do documento. Os produtores devem procurar o setor de emissão, localizado no térreo da Prefeitura, no período das 12 às 18 horas, para que as mesmas sejam contabilizadas e tenham validade. De acordo com Cláudia Paton, responsável pelo setor de Nota Fiscal do Produtor, o Município precisa da segunda via para dar baixa da nota na Receita Estadual. Além disso, ela alerta que a não entrega poderá implicar no bloqueio do Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO).

ENTREGA DE KIT BEBÊ para gestantes atendidas pela saúde municipal

Neste dia 10 de dezembro, às 14 horas, no auditório do Sesc Apucarana (Rua São Paulo nº 150), acontece entrega de kits de enxoval para bebê a 250 gestantes atendidas pela Escola da Gestante. A atividade está dento do Programa Parto Humanizado, da CCR Rodonorte e tem como pano de fundo incentivo às consultas pré-natal. Para ter direito ao kit, as gestantes têm que ter cumprido pelo menos seis consultas na rede municipal.