CURSO ABORDA DESTINAÇÃO do imposto de renda para entidades sociais

As empresas que têm imposto a pagar podem doar o valor a entidades beneficentes e abater a doação do imposto de renda devido. Buscando levar informações sobre essa possibilidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoverá uma capacitação hoje (quarta-feira – 20/11), a partir das 8h30, na sede da Acia. Neste momento, o treinamento é voltado a profissionais da área de contabilidade e posteriormente envolverá também os empresários. Durante o evento serão distribuídos manuais com o “passo a passo da doação”, elaborado pelas secretarias municipais da Fazenda, Gestão Pública e Assistência Social. O treinamento deverá contar com a presença do promotor  da Vara da Infância e Juventude, Gustavo Marcel Fernandes Marinho, do agente da Receita Federal em Apucarana, José Saconato, do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana, Eudilson Guizelini, do presidente da Acia, Júnior Serea, e do presidente do CMDCA, Caio Salinet.

APUCARANA LEMBRA O DIA DA CONSCIÊNCIA Negra com atividade na praça

Hoje (quarta-feira – 20/11), das 9 às 10 horas, na Praça Rui Barbosa, acontece ato em comemoração à Semana da Consciência Negra. A ação tem apoio da Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Juventude.

APUCARANA REIVINDICA vestibular na Faced

Em audiência mantida nesta segunda-feira (18/11), em Curitiba, com o secretário João Carlos Gomes, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, oficializou o pedido de autorização para abertura de vestibular em 2014 na Faced. “O Município está disposto a abrir vagas nos cursos de graduação em Pedagogia, Letras (português e Inglês), Letras (Português e Espanhol) e Filosofia”, anunciou Beto Preto. Segundo ele, em julho, quando esteve em Apucarana para a solenidade de colação de grau de 54 formandos da Faced, o então reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, deu a notícia do reconhecimento dos cursos. Com a formatura de 7 acadêmicos em 2012, 54 no mês de julho e de mais 104 que irão concluir seus cursos neste próximo mês de dezembro, todos saem da instituição com a garantia de diplomas reconhecidos.

 AÇÃO SOCIAL CONVIDA POPULAÇÃO e artistas para reunião na obra do Centro de Artes

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Apucarana convoca moradores e artistas para participar hoje (quarta-feira – 20/11), às 19h30, nas obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Avenida Central do Paraná ao lado da UBS Bolívar Pavão – de nova reunião de Mobilização Social. A iniciativa vai se repetir várias vezes nesta faze de implantação, até a inauguração (prevista para janeiro) e visa envolver a comunidade na futura gestão do equipamento. De acordo com a proposta do CEU, a mobilização social  é fundamental para promover o sentimento de apropriação da comunidade do novo equipamento público; fortalecer e capacitar grupos da comunidade para que possam exercer, em parceria com o poder público, a gestão do equipamento, incluindo o planejamento dos usos e da programação; aproximar comunidade, poder público local e entidades atuantes na área, fortalecendo o trabalho conjunto em torno do equipamento público e de outros projetos e políticas públicas que venham a ser implementadas no local. Mais informações pelo 3425-1511.

FUNCAP REALIZA censo da cultura local

Apesar de entrar oficialmente em funcionamento somente a partir de janeiro do ano que vem, com a inauguração prevista dentro das festividades dos 70 anos de Apucarana, a Fundação Cultural e Turismo anuncia a realização de um senso da cultural junto às instalações do recém edificado Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). A atividade vai acontecer todas as quartas-feiras, às 19h30, até 18 de dezembro. Participe da atividade desta quarta-feira (20/11). O CEU foi construído em área cedida pela prefeitura na Avenida Central do Paraná, ao lado da Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão e vai integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania. Mais informações sobre o censo da cultura local pelo 3423-2944.

APUCARANA PROMOVE encontro de olericultura

A Secretaria Municipal da Agricultura, em parceria com a Emater e Sicredi, promove nesta quinta-feira (21/11) o Encontro de Produtores Olericultores. O evento, que acontece no salão nobre da Prefeitura, a partir das 8 horas, reunirá pequenos agricultores familiares, especialmente aqueles que comercializam produtos junto aos programas públicos de aquisição de alimentos para a merenda escolar e à Feira do Produtor. O encontro prevê quatro minipalestras, no período das 8 às 12 horas. A temática “Segurança Alimentar” será abordada pelas nutricionistas responsáveis pela merenda escolar do município, “Organização do Produtor e da Produção” terá como palestrante o técnico agrícola Robson José Menegardi, “Produção Orgânica” vai trazer a experiência do produtor Célio Ferracioli, de Marilândia do Sul, e a palestra “Projetos Orgânicos” será apresentada por Antônio Roberto Nogueira, diretor municipal da Agricultura Familiar.  Mais informações 3423-5020.

 SEMANA DA ÁGUA COMEÇA com Fórum de Discussões em Apucarana

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana convida toda a sociedade para participar da “Semana da Água”. Até a quinta-feira (21/11), sempre a partir das 19 horas, no auditório do Colégio Estadual Nilo Cairo, acontece fórum de discussões com convidados especiais: Dia 20/11/2013 – Thiago Augusto Domingos e Ewerton Oliveira Pires; Dia 21/11/2013 – José Paulo Pines. Na sexta-feira (22/11), às 15 horas, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, terá a premiação do 1º Concurso Municipal As Águas de Apucarana, que envolveu alunos do ensino fundamental e médio e incentivou a reflexão sobre a temática nas categorias desenho, redação e fotografia. No domingo (24/11), às 9 horas, com saída em frente à SEMA, Rua Lapa, 233, acontece plantio de mudas nativas em Área de Preservação Permanente (APP) na Unidade de Conservação Colônia Mineira. Será disponibilizado ônibus para deslocamento até a Unidade de Conservação, as vagas serão limitadas, diante disto deverá ser realizada pré-inscrição na SEMA, constando o nome, idade, escola e série, e os acompanhantes e responsáveis também deverão realizar a pré-inscrição. Mais informações 3423-0142.

 CRAS DA VILA REIS REALIZA “Dia de Cidadania”

O Centro de Referência de Assistência Social – C.R.A.S. – III, da Vila Reis, realiza sábado (23/11), o “Dia da Cidadania e da Cultura”. Com atividades entre 9 horas e 19 horas, o evento vai disponibilizar serviços encaminhamento de documentos, cadastramento e atualização do Cadastro Único, bem como acesso outros programas e benefícios ofertados pela Política Pública de Assistência Social. Também serão oferecidos atendimentos de atenção básica da saúde, além de atividades culturais, recreativas e lazer. O evento é aberto à população da Vila Reis e de toda área de abrangência do CRAS, incluindo as comunidades rurais de Correia de Freitas, São Pedro da Taquara, Rio do Cerne, Pinhalzinho, Vila Rural Manoel Piassa, entre outras.

 DIA DO DOADOR DE Sangue – participe em Apucarana

Para marcar o mês do Doador de Sangue, a ONG “No Name” realiza neste sábado (23/11) o dia “D” da campanha de doação de sangue junto ao Hemonúcleo de Apucarana. O movimento é iIntitulado: “Salvar vidas é a maior recompensa dos doadores: Doe Sangue!”. Esse ano o dia do doador será comemorado sábado – dia 23 de novembro – e as coletas serão realizadas entre 08  horas e 12 horas no hemonúcleo, localizado na Rua Antônio Ostrenski, 03, próximo ao Ginásio de Esportes Lagoão em Apucarana. É necessário que os interessados em doar durante a semana (do dia 25 ao dia 29 de novembro) realizem o agendamento nos horários entre 08 e 17 horas, pelo telefone (43) 3420-4200.

 CAMINHADA INTERNACIONAL da Lua prossegue com inscrições

A Fundação Cultural e Turismo de Apucarana e a Emater realizam neste sábado (23/11) mais uma edição da Caminhada Internacional da Lua. Com percurso de 9 quilômetros, a saída será as 18h30 da Praça Valmor Santos Giavarina (Praça da Cascata), e o destino final será o Parque da Redenção, com jantar. As inscrições devem ser feitas no Cine Teatro Fênix, em horário comercial, ao valor de R$18 por pessoa. A caminhada é um circuito credenciado junto a Anda Brasil (www.andabrasil.com.br), Federação Internacional dos Esportes Populares e Caminhadas da Natureza do Paraná, e conta com apoio das autarquias municipais da Educação e da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sanepar, Guarda Municipal de Apucarana, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e Rede Traf – Turismo Rural na Agricultura Familiar. Mais informações pelo 3423-2944.

 ANIMAIS DO CANIL MUNICIPAL VÃO realizar passeio pelo bairro

Os 120 cachorros sob a tutela do Canil Municipal de Apucarana vão participar de uma atividade diferente e inédita neste domingo (24/11). A intenção da coordenação do local é obter o número necessário de voluntários para que todos possam participar da 1ª Cãominhada. O passeio, que será em um domingo, terá início às 9 horas, com saída do canil e terá como destino os bairros próximos, como o Jardim Interlagos. As inscrições de interessados já estão abertas e devem ser feitas de segunda a sexta-feira pelo telefone 3901-1051. Além de amor pelos animais, o voluntário deverá levar uma guia (coleira) no dia da caminhada. Na atual administração, o canil municipal vem se notabilizando por desenvolver políticas diferenciadas em favor dos animais sob sua guarda. Em julho deste ano, o espaço foi notícia nacional ao oferecer proteção extra aos animais diante do rigoroso inverno. Uma campanha realizada por meio das mídias sociais pela Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, através do Canil Municipal, angariou dezenas de roupas para os cães. O movimento foi batizado de Campanha do AUgasalho. Além de agasalho, a campanha também angariou lençóis, cobertores, tapetes, toalhas, panos, mantas e jornais. Serviço: O Canil Municipal de Apucarana fica na Rua Cristiano Kussmaul, s/n, saída antiga para Rio Bom. Seja um voluntário na 1ª Cãominhada. O telefone de contato é o 3901-1051.

 CURSOS PROFISSIONALIZANTES CAPACITAM para o mercado de trabalho

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), em parceria com a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, anuncia que estão com inscrições abertas, com início previsto para o dia 25 deste mês, para os cursos de operador de empilhadeira e para a função de porteiro/vigia. Todos os cursos desta parceria, além de gratuitos, oferecem ainda como benefícios R$ 2,25 hora/aula para pagar transporte e alimentação. As inscrições devem ser feitas na Agência do Trabalhador de Apucarana, em qualquer um dos quatros CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, ou ainda no Centro de Qualificação Total, localizado no Jardim América. Mais informações 3426-7241.

NOTA FISCAL DO PRODUTOR – Agricultores devem regularizar

A Prefeitura de Apucarana solicita aos agricultores que fazem uso da Nota Fiscal do Produtor Rural para que regularizem a entrega das segundas vias do documento. Os produtores devem procurar o setor de emissão, localizado no térreo da Prefeitura, no período das 12 às 18 horas, para que as mesmas sejam contabilizadas e tenham validade. De acordo com Cláudia Paton, responsável pelo setor de Nota Fiscal do Produtor, o Município precisa da segunda via para dar baixa da nota na Receita Estadual. Além disso, ela alerta que a não entrega poderá implicar no bloqueio do Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO).