VIOLÊNCIA CONTRA MULHER é tema de palestra

Dando continuidade à Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família realiza segunda-feira (18/11) a palestra “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha. A lei é mais forte”. Ministrado pelo juiz Direito da 2ª Vara Criminal de Apucarana, José Roberto Silvério, o momento inicia às 19h30, no Cine Teatro Fênix. A programação da noite ainda prevê a apresentação da peça teatral “Um contexto de Violência contra a Mulher”, encenada pela Escola de Teatro “Tecno Human”. “A Lei Maria da Penha é uma importante ferramenta de direito e de proteção da mulher. A sua plena utilização contribui para o fim da violência contra a mulher e os maus que isso causa na família”, afirma a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado.Maiores Informações (43) 3426-9153.

MIGRAÇÃO DE DADOS: FAZENDA de Apucarana libera temporariamente Sistema ISS Online

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Apucarana comunica a todos os contadores que devido ao atual processo de migração dos “Sistemas de Escrituração Eletrônica” e “Nota Fiscal de Serviços Eletrônica” o sistema antigo ficará disponível para consulta apenas até o dia  17 deste mês de novembro. Sendo assim, as notas que por ventura não migraram para o novo sistema (DEISS), terão que ser digitadas de forma manual. A municipalidade alerta que, é PROIBIDO em qualquer hipótese a impressão de Notas Eletrônicas e Guias no antigo Sistema (ISS ONLINE), INCLUSIVE FECHAMENTO MENSAL. Outras informações no setor de Tributação pelo 3422-4000.

ANIMAIS DO CANIL MUNICIPAL VÃO realizar passeio pelo bairro

Os 120 cachorros sob a tutela do Canil Municipal de Apucarana vão participar de uma atividade diferente e inédita neste dia 24 de novembro. A intenção da coordenação do local é obter o número necessário de voluntários para que todos possam participar da 1ª Cãominhada. O passeio, que será em um domingo, terá início às 9 horas, com saída do canil e terá como destino os bairros próximos, como o Jardim Interlagos. As inscrições de interessados já estão abertas e devem ser feitas de segunda a sexta-feira pelo telefone 3901-1051. Além de amor pelos animais, o voluntário deverá levar uma guia (coleira) no dia da caminhada. Na atual administração, o canil municipal vem se notabilizando por desenvolver políticas diferenciadas em favor dos animais sob sua guarda. Em julho deste ano, o espaço foi notícia nacional ao oferecer proteção extra aos animais diante do rigoroso inverno. Uma campanha realizada por meio das mídias sociais pela Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, através do Canil Municipal, angariou dezenas de roupas para os cães. O movimento foi batizado de Campanha do AUgasalho. Além de agasalho, a campanha também angariou lençóis, cobertores, tapetes, toalhas, panos, mantas e jornais. Serviço: O Canil Municipal de Apucarana fica na Rua Cristiano Kussmaul, s/n, saída antiga para Rio Bom. Seja um voluntário na 1ª Cãominhada. O telefone de contato é o 3901-1051.

  • ENTREVISTAS: Luan – celular 9917-6361.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES CAPACITAM para o mercado de trabalho

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), em parceria com a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, anuncia que estão com inscrições abertas, com início previsto para o dia 25 deste mês, para os cursos de operador de empilhadeira e para a função de porteiro/vigia. Todos os cursos desta parceria, além de gratuitos, oferecem ainda como benefícios R$ 2,25 hora/aula para pagar transporte e alimentação. As inscrições devem ser feitas na Agência do Trabalhador de Apucarana, em qualquer um dos quatros CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, ou ainda no Centro de Qualificação Total, localizado no Jardim América. Mais informações 3426-7241.

CAMINHADA INTERNACIONAL da Lua prossegue com inscrições

A Fundação Cultural e Turismo de Apucarana e a Emater realizam dia 23 (um sábado) mais uma edição da Caminhada Internacional da Lua. Com percurso de 9 quilômetros, a saída será as 18h30 da Praça Valmor Santos Giavarina (Praça da Cascata), e o destino final será o Parque da Redenção, com jantar. As inscrições devem ser feitas no Cine Teatro Fênix, em horário comercial, ao valor de R$18 por pessoa. A caminhada é um circuito credenciado junto a Anda Brasil (www.andabrasil.com.br), Federação Internacional dos Esportes Populares e Caminhadas da Natureza do Paraná, e conta com apoio das autarquias municipais da Educação e da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sanepar, Guarda Municipal de Apucarana, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e Rede Traf – Turismo Rural na Agricultura Familiar. Mais informações pelo 3423-2944.

FUNCAP REALIZA censo da cultura local

Apesar de entrar oficialmente em funcionamento somente a partir de janeiro do ano que vem, com a inauguração prevista dentro das festividades dos 70 anos de Apucarana, a Fundação Cultural e Turismo anuncia a realização de um senso da cultural junto às instalações do recém edificado Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). A atividade vai acontecer todas as quartas-feiras, às 19h30, de 13 de novembro a 18 de dezembro. “Convidamos todos os artistas e grupos culturais para que compareçam ao CEU nestas datas para efetivar cadastro junto a Funcap para que possamos já definir um calendário de atrações permanentes que serão promovidas no espaço”, comunica Ednei Mansano, diretor-presidente da Funcap. O CEU foi construído em área cedida pela prefeitura na Avenida Central do Paraná, ao lado da Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão e vai ntegrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania. Mais informações sobre o censo da cultura local pelo 3423-2944.

ATENÇÃO FUTUROS MUTUÁRIOS do Sumatra 1

A Secretaria de Assistência Social esclarece aos futuros mutuários do Residencial Sumatra 1, que já foram sorteados e estão pagando a taxa de cartório para o registro de imóvel, que não é necessário levar o boleto no Cartório de Registro de Imóveis do Edifício Palácio do Comércio. O documento deve ser pago e só deve ser apresentado quando for solicitado, na assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal. Portanto, ninguém deve ir apresentar o documento no cartório. Vale lembrar ainda que o sistema de elevadores do Palácio do Comércio não está funcionando. Dúvidas 3425-1511.

NOTA FISCAL DO PRODUTOR – Agricultores devem regularizar

A Prefeitura de Apucarana solicita aos agricultores que fazem uso da Nota Fiscal do Produtor Rural para que regularizem a entrega das segundas vias do documento. Os produtores devem procurar o setor de emissão, localizado no térreo da Prefeitura, no período das 12 às 18 horas, para que as mesmas sejam contabilizadas e tenham validade. De acordo com Cláudia Paton, responsável pelo setor de Nota Fiscal do Produtor, o Município precisa da segunda via para dar baixa da nota na Receita Estadual. Além disso, ela alerta que a não entrega poderá implicar no bloqueio do Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO).

OBS: Amigos do rádio! Favor divulgar em horários e programas voltados ao setor rural. Entrevistas e outras informações com Cláudia Paton, no telefone 3422-4000, ramal 4277.