AÇÃO SOCIAL CONVOCA POPULAÇÃO para reunião

Hoje (quarta-feira – 13/11), às 19 horas, na obra do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana reúne lideranças comunitárias e população para iniciar o projeto de Mobilização Social visando o estabelecimento de atividades a serem implementadas no espaço após a inauguração, prevista para janeiro dentro da programação dos 70 anos de Apucarana. “O encontro é aberto a todos os interessados”, convida a secretária Márcia Regina de Souza. Mais informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3425-1511. A obra do CEU fica na Avenida Central do Paraná, ao lado da UBS Bolívar Pavão.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES CAPACITAM para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Apucarana tem previsão de em breve realizar novo concurso público. Entre as funções com vagas em aberto vão estar para o cargo de operador de pá-carregadeira. Quem ainda não tem formação, pode aproveitar e efetivar inscrição até hoje (quarta-feira – 13/11) junto ao curso gratuito oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), em parceria com a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana. As aulas vão acontecer na parte da tarde, das 13h30 às 17h30. Outros cursos com inscrições abertas, com início previsto para o dia 25 deste mês, são para operador de empilhadeira e para a função de porteiro/vigia. Todos os cursos desta parceria, além de gratuitos, oferecem ainda como benefícios R$ 2,25 hora/aula para pagar transporte e alimentação. As inscrições devem ser feitas na Agência do Trabalhador de Apucarana, em qualquer um dos quatros CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, ou ainda no Centro de Qualificação Total, localizado no Jardim América. Mais informações 3426-7241.

PROJOVEM TRABALHADOR DE Apucarana já insere jovens no mercado de trabalho

Conforme preconizado em março deste ano pelo prefeito Beto Preto (PT), quando tiveram inícios as atividades do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, a vida profissional dos alunos que cumpriram todas as etapas da formação já começa de forma segura. Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (12/11) pela Agência do Trabalhador de Apucarana, dos 110 alunos que receberam o certificado de conclusão, em solenidade de formatura realizado no último dia 28 de outubro, pelo menos 39 já estão trabalhando. Apucarana foi a cidade que formou, neste ano, o maior número de alunos em todo o eixo Norte do Estado, que vai de Jacarezinho a Maringá, passando por Cornélio Procópio e Londrina. As capacitações foram para as áreas de Administração, Vestuário (costureiro) e Serviços Pessoais (manicure, pedicure, cabeleireiro, depilador, maquiagem). “São jovens com idades entre 18 e 29 anos, oriundos de famílias de baixa renda, que estavam desempregados e sem nenhum tipo de capacitação profissional, mas que agora, graças a este projeto que tem suas raízes no Governo Federal, por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e envolvimento dos governos Estadual e Municipal, podem vislumbrar um presente mais seguro, com um futuro seguramente mais digno e próspero”, salienta o prefeito. De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Lucas Ortiz Leugi, dos 39 alunos já devidamente inseridos no mercado de trabalho, dois optaram pelo empreendedorismo. Segundo ele, o relatório com o percentual de inserção no mercado até o momento será remetido ainda nesta semana à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em Curitiba.

FUNCAP REALIZA censo da cultura local

Apesar de entrar oficialmente em funcionamento somente a partir de janeiro do ano que vem, com a inauguração prevista dentro das festividades dos 70 anos de Apucarana, a Fundação Cultural e Turismo anuncia a realização de um senso da cultural junto às instalações do recém edificado Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). A atividade vai acontecer todas as quartas-feiras, às 19h30, de 13 de novembro a 18 de dezembro. “Convidamos todos os artistas e grupos culturais para que compareçam ao CEU nestas datas para efetivar cadastro junto a Funcap para que possamos já definir um calendário de atrações permanentes que serão promovidas no espaço”, comunica Ednei Mansano, diretor-presidente da Funcap. O CEU foi construído em área cedida pela prefeitura na Avenida Central do Paraná, ao lado da Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão e vai ntegrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania. Mais informações sobre o censo da cultura local pelo 3423-2944.

ATENÇÃO FUTUROS MUTUÁRIOS do Sumatra 1

A Secretaria de Assistência Social esclarece aos futuros mutuários do Residencial Sumatra 1, que já foram sorteados e estão pagando a taxa de cartório para o registro de imóvel, que não é necessário levar o boleto no Cartório de Registro de Imóveis do Edifício Palácio do Comércio. O documento deve ser pago e só deve ser apresentado quando for solicitado, na assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal. Portanto, ninguém deve ir apresentar o documento no cartório. Vale lembrar ainda que o sistema de elevadores do Palácio do Comércio não está funcionando. Dúvidas 3425-1511.

NOTA FISCAL DO PRODUTOR – Agricultores devem regularizar

A Prefeitura de Apucarana solicita aos agricultores que fazem uso da Nota Fiscal do Produtor Rural para que regularizem a entrega das segundas vias do documento. Os produtores devem procurar o setor de emissão, localizado no térreo da Prefeitura, no período das 12 às 18 horas, para que as mesmas sejam contabilizadas e tenham validade. De acordo com Cláudia Paton, responsável pelo setor de Nota Fiscal do Produtor, o Município precisa da segunda via para dar baixa da nota na Receita Estadual. Além disso, ela alerta que a não entrega poderá implicar no bloqueio do Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO).

OBS: Amigos do rádio! Favor divulgar em horários e programas voltados ao setor rural. Entrevistas e outras informações com Cláudia Paton, no telefone 3422-4000, ramal 4277.

CAMINHADA INTERNACIONAL da Lua prossegue com inscrições

A Fundação Cultural e Turismo de Apucarana e a Emater realizam dia 23 (um sábado) mais uma edição da Caminhada Internacional da Lua. Com percurso de 9 quilômetros, a saída será as 18h30 da Praça Valmor Santos Giavarina (Praça da Cascata), e o destino final será o Parque da Redenção, com jantar. As inscrições devem ser feitas no Cine Teatro Fênix, em horário comercial, ao valor de R$18 por pessoa. A caminhada é um circuito credenciado junto a Anda Brasil (www.andabrasil.com.br), Federação Internacional dos Esportes Populares e Caminhadas da Natureza do Paraná, e conta com apoio das autarquias municipais da Educação e da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sanepar, Guarda Municipal de Apucarana, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e Rede Traf – Turismo Rural na Agricultura Familiar. Mais informações pelo 3423-2944.