CONSELHO TUTELAR terá regime de plantão neste final de ano

O Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Apucarana comunica a população que de 16 a 23 de dezembro o Conselho Tutelar funcionará com trabalhos dos técnicos do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Por conseqüência, não terá plantões noturnos, apenas nos finais de semana. Isso ocorre em virtude dos Conselheiros Tutelares estarem se desligando, por motivo do término do período do processo eletivo. Os novos conselheiros serão escolhidos pela população no dia 22 de dezembro, em pleito a ser realizado na Praça Rui Barbosa, n° 12, centro (Polo da UAB), das 8 às 17 horas. Assim que nos novos conselheiros forem eleitos, o serviço do Conselho Tutelar se normalizará. A informação é de Caio Salinet, presidente do Conselho da Criança e Adolescente de Apucarana.

PROCON DÁ DICAS PARA as compras de fim de ano

Neste mês de dezembro, ocorre uma das datas que mais movimentadas do comércio, o Natal. Consequentemente, há um grande aumento no fluxo de pessoas nas lojas em busca de presentes ou de produtos em condições de pagamento vantajosas. Visando orientar o consumidor, o Procon de Apucarana emitiu uma nota técnica nesta quinta-feira (12/12) com informações importantes para que as compras de Natal sejam feitas sem prejuízos e problemas. “O comprador deve estar atento e exigir o preenchimento do termo de garantia no ato, a nota fiscal e a cópia do contrato, só assim poderá exigir o seu direito posteriormente”, relata Robson de Souza Cruz, coordenador-geral do Procon em Apucarana. Adquirir os presentes com antecedência é outra dica, visto que na última hora, devido a grande procura, os preços devem aumentar. “Deve ser feito também uma pesquisa de preço, pois pode existir diferença significante de uma loja para outra”, orienta. O consumidor deve ainda se atentar, segundo o Procon, às publicidades que contenham ofertas extremamente atrativas “para se proteger de eventuais publicidades enganosas, que visam induzir o consumidor a erro, de modo a simular a existência de condições comerciais vantajosas inexistentes na prática”, alerta o coordenador. Leia a nota técnica completa no site www.apucarana.pr.gov.br. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Apucarana) fica localizado à Rua Corifeu de Azevedo Marques, 424 – Sala 1  – entre a prefeitura e o Complexo Lagoão. O telefone de contato é o 3425-2034 ou o 0800-643-6400 (ligação gratuita). Pela internet, o e-mail é o procon@apucarana.pr.gov.br.

BETO PRETO SAÚDA MONSENHOR CARRARA pelos 50 anos de sacerdócio

Nesta quinta-feira (22/12), o monsenhor Roberto Carrara completou 50 anos de vida sacerdotal. O prefeito Beto Preto destacou a atuação do sacerdote, ao mesmo tempo em que parabenizou o religioso pelo jubileu de ouro. “Quero ressaltar o respeito que todos nós apucaranenses temos pelo monsenhor Roberto Carrara. É um membro atuante da igreja, que faz parte de um grupo de padres de Botucatu e que vieram a Apucarana trazidos pelo então bispo Dom Romeu Alberti. Além da passagem marcante pela Catedral Nossa Senhora de Lourdes, tem importantes experiências internacionais, inclusive no Vaticano. No momento que completa 50 anos, a cidade de Apucarana o homenageia, o abraça pela pessoa, pela humildade, pela postura litúrgica, pelo cristão fervoroso e pelo cidadão exemplar que é. Desejamos muitas felicidades e que Deus continue abençoando a sua vida, o seu ministério e o seu sacerdócio”, manifesta Beto Preto. Nascido em 10 de novembro de 1939, em Jaú, interior do Estado de São Paulo, a vocação religiosa aflorou cedo na vida de Carrara, ingressando no seminário em Botucatu. É ordenado em 1963, em São Manoel (SP). Em 1969, chega para sua primeira passagem em Apucarana, onde atuou até 1980, quando passou dois anos em Roma, na Itália. Carrara retornou a Apucarana em 2008, onde permanece até hoje.

PREFEITURA INFORMA RECESSO na Comissão de ITBI

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Apucarana comunica aos contribuintes que a Comissão de Avaliação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – Inter vivos (ITBI) estará de recesso entre os dias 20 de dezembro e 06 de janeiro. A última reunião deste ano será dia 19 de dezembro e a primeira de 2014 será no dia 7 de janeiro. Assim, aqueles que necessitarem avaliação para fins de pagamento do imposto ainda neste exercício, devem protocolar pedido dentro de prazo hábil. O ITBI tem como fato gerador a transmissão, a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis. É devido sempre que ocorrer negociação imobiliária entre pessoas físicas ou jurídicas no momento da escrituração. Em Apucarana, o imposto a ser recolhido é a aplicação da alíquota de 2% do valor venal do Imóvel. Por exemplo, quando o valor venal do imóvel for de R$ 10.000,00, o imposto a ser pago na Prefeitura é de R$ 200,00. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3422-4000.

NOTA FISCAL DO PRODUTOR – Agricultores devem regularizar

A Prefeitura de Apucarana solicita aos agricultores que fazem uso da Nota Fiscal do Produtor Rural para que regularizem a entrega das segundas vias do documento. Os produtores devem procurar o setor de emissão, localizado no térreo da Prefeitura, no período das 12 às 18 horas, para que as mesmas sejam contabilizadas e tenham validade. De acordo com Cláudia Paton, responsável pelo setor de Nota Fiscal do Produtor, o Município precisa da segunda via para dar baixa da nota na Receita Estadual. Além disso, ela alerta que a não entrega poderá implicar no bloqueio do Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO).

POLO DA UAB INSCREVE para Curso de Extensão Educação Ambiental

O Polo Presencial da UAB em Apucarana avisa que estão abertas inscrições para o curso de Extensão Educação Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na modalidade à distância. O público alvo são professores e profissionais da Educação Básica do Estado do Paraná e a carga horária total é de 120 horas. Entre os objetivos do curso pretende-se abrir nas escolas os canais para a discussão do tema, inserindo o nos programas de educação e nos sistemas de ensino em prol do aperfeiçoamento do processo de formação continuada da sociedade brasileira. As atividades do curso serão de fevereiro a junho de 2014. Todas estas orientações para inscrição estão sendo disponibilizadas no Blog do Polo Apucarana UAB – http://poloapucarana.blogspot.com ou pelo telefone 3425-1603.

VIZIVALI – ALTERAÇÃO data da matrícula

Considerando a finalização das atividades nas Universidades Estaduais do Paraná relativas ao ano de 2013, bem como o planejamento e organização das atividades para o ano de 2014, o Polo da UAB Apucarana informa que as matrículas para oferta Especial do Curso de Licenciatura em Pedagogia, direcionadas aos egressos da VIZIVALI, em exercício de atividades docentes à época de realização do Programa, e/ou atualmente, conforme Deliberação nº 04/2002 do Conselho Estadual de Educação – CEE/PR, serão realizadas no início do ano letivo de 2014. Ressalta-se que esses encaminhamentos não invalidam os cadastros já realizados que serão utilizados na confirmação da matrícula no início do ano. Solicita-se que acompanhem periodicamente, as notícias e editais que serão lançados no site da SEED. http://www.educacao.pr.gov.br/index.php. Todas as notícias referentes serão divulgadas no blog do Polo Apucarana assim que forem lançadas. Acesse sempre http://poloapucarana.blogspot.com.