AUTO DE NATAL DO CEEBJA É A ATRAÇÃO nesta quarta no centro de Apucarana

Um dos momentos mais esperados na programação natalina da cidade, o CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) de Apucarana realiza hoje (quarta-feira – 11/12) e pelo terceiro ano consecutivo o seu Auto de Natal. No ano passado, o evento reuniu cerca de 3 mil pessoas, que assistiram a um surpreendente espetáculo com a voz de cantores posicionados estrategicamente nas 64 janelas no prédio da escola, localizado na Avenida Curitiba. Com cerca de uma hora de duração e início previsto para as 20h30, o espetáculo neste ano vai homenagear os “100 anos de Vinícius de Moraes”, com foco no tema “Arca de Noé”. Os organizadores ainda prometem uma apresentação surpresa em comemoração aos 70 anos de Apucarana. Haverá também a chegada do Papai Noel do CEEBJA e o encerramento será marcado por show de fogos de artifício.

 PRÊMIO ORGULHO DO PARANÁ – paratleta é indicado

Pelos resultados que vem conquistando nas últimas competições, o atleta do paradesporto Guilherme Uriel foi indicado para o Prêmio Orgulho do Paraná. A solenidade que vai anunciar os vencedores acontece hoje (quarta-feira – 11/12), às 20 horas, no Centro de Convenções de Curitiba. São oito categorias, que vão premiar 32 paranaenses ou pessoas radicadas no Estado que merecem o reconhecimento pelas suas ações no esporte. A promoção do evento é do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte (SEES). Criado em 2011, pelo secretário Evandro Rogério Roman, com o objetivo de premiar os destaques do esporte paranaense durante o ano, essa será a terceira edição.

PREFEITURA RECUPERA RUAS do Jardim Apucarana

Todas as ruas localizadas no Jardim Apucarana serão beneficiadas com a recuperação emergencial do asfalto. A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta terça-feira (10/12) a operação tapa-buracos pela Rua Rio Grande do Sul. De acordo com o engenheiro Eduardo Mendonça, os trabalhos avançarão ao longo da semana até atingir todas as vias do bairro. Conforme Mendonça, serão aplicadas cerca de 100 toneladas de massa asfáltica nesta região da cidade, na chamada recuperação a quente, feita com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). “Esta frente de tapa-buraco tem 12 operários, que contam nos trabalhos com o apoio de um caminhão e um rolo compactador”, relata, salientando que na próxima semana a equipe estará fazendo a recuperação emergencial do asfalto em ruas do Núcleo Habitacional João Paulo.

 PREFEITURA INFORMA RECESSO na Comissão de ITBI

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Apucarana comunica aos contribuintes que a Comissão de Avaliação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – Inter vivos (ITBI) estará de recesso entre os dias 20 de dezembro e 06 de janeiro. A última reunião deste ano será dia 19 de dezembro e a primeira de 2014 será no dia 7 de janeiro. Assim, aqueles que necessitarem avaliação para fins de pagamento do imposto ainda neste exercício, devem protocolar pedido dentro de prazo hábil. O ITBI tem como fato gerador a transmissão, a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis. É devido sempre que ocorrer negociação imobiliária entre pessoas físicas ou jurídicas no momento da escrituração. Em Apucarana, o imposto a ser recolhido é a aplicação da alíquota de 2% do valor venal do Imóvel. Por exemplo, quando o valor venal do imóvel for de R$ 10.000,00, o imposto a ser pago na Prefeitura é de R$ 200,00.

 GENTE PROCURANDO GENTE

Marlene Pereira dos Santos, atualmente morando no Amapá, está à procura de parentes em Apucarana. Ela iniciou a busca a pedido dos pais, Estelita Pereira de Lima e Reginaldo Cavalcante Pereira, que deixaram Apucarana em 1967 e nunca mais tiveram contato com os familiares que aqui ficaram. Todos residiam, na época, no distrito de São Domingos. Os pais de Estelita, que é a mãe de Marlene, eram Eduardo Pereira e Ana Matilde Pereira e ela tinha muitos irmãos. São eles José Pereira de Lima, Laura Pereira de Lima, João Pereira de Lima, Edite Pereira de Lima, Antônio Pereira de Lima, Valdemar Pereira de Lima e Maria Pereira de Lima. “O sonho de minha mãe é rever seus parentes”, afirma Marlene. Marlene diz que também tinha uma tia em Apucarana de nome Maria, que era casada com Manoel Vicente da Silva.

 POLO DA UAB INSCREVE para Curso de Extensão Educação Ambiental

O Polo Presencial da UAB em Apucarana avisa que estão abertas inscrições para o curso de Extensão Educação Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na modalidade à distância. O público alvo são professores e profissionais da Educação Básica do Estado do Paraná e a carga horária total é de 120 horas. Entre os objetivos do curso pretende-se abrir nas escolas os canais para a discussão do tema, inserindo o nos programas de educação e nos sistemas de ensino em prol do aperfeiçoamento do processo de formação continuada da sociedade brasileira. As atividades do curso serão de fevereiro a junho de 2014. Todas estas orientações para inscrição estão sendo disponibilizadas no Blog do Polo Apucarana UAB – http://poloapucarana.blogspot.com ou pelo telefone 3425-1603.

 GENTE PROCURANDO GENTE – Amiga procura Ovídio Rech

Atenção senhor Ovídio Rech. Uma amiga que há anos não o vê e hoje reside em São Paulo está a sua procura. Vocês se conhecem de uma viagem que fizeram à Inglaterra. O nome dela é Jaqueline e quer muito reencontrá-lo. O telefone de contato é o celular código de área (12) 98150-67-14.

 VIZIVALI – ALTERAÇÃO data da matrícula

Considerando a finalização das atividades nas Universidades Estaduais do Paraná relativas ao ano de 2013, bem como o planejamento e organização das atividades para o ano de 2014, o Polo da UAB Apucarana informa que as matrículas para oferta Especial do Curso de Licenciatura em Pedagogia, direcionadas aos egressos da VIZIVALI, em exercício de atividades docentes à época de realização do Programa, e/ou atualmente, conforme Deliberação nº 04/2002 do Conselho Estadual de Educação – CEE/PR, serão realizadas no início do ano letivo de 2014. Ressalta-se que esses encaminhamentos não invalidam os cadastros já realizados que serão utilizados na confirmação da matrícula no início do ano. Solicita-se que acompanhem periodicamente, as notícias e editais que serão lançados no site da SEED. http://www.educacao.pr.gov.br/index.php. Todas as notícias referentes serão divulgadas no blog do Polo Apucarana assim que forem lançadas. Acesse sempre http://poloapucarana.blogspot.com. Mais detalhes pelo telefone 3425-1603.

NOTA FISCAL DO PRODUTOR – Agricultores devem regularizar

A Prefeitura de Apucarana solicita aos agricultores que fazem uso da Nota Fiscal do Produtor Rural para que regularizem a entrega das segundas vias do documento. Os produtores devem procurar o setor de emissão, localizado no térreo da Prefeitura, no período das 12 às 18 horas, para que as mesmas sejam contabilizadas e tenham validade. De acordo com Cláudia Paton, responsável pelo setor de Nota Fiscal do Produtor, o Município precisa da segunda via para dar baixa da nota na Receita Estadual. Além disso, ela alerta que a não entrega poderá implicar no bloqueio do Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO).