APUCARANA ANUNCIA PACOTE de obras para a Educação

Dentro das ações governamentais previstas no plano de trabalho “Apucarana 70 anos”, o Departamento de Engenharia da Autarquia Municipal de Educação (AME) já trabalha na elaboração de projetos arquitetônicos e planilha de custos que vai culminar em um pacote de obras para atender a escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) com reformas e ampliações. O processo, autorizado nesta semana pelo prefeito Beto Preto (PT), faz parte da política de reestruturação dos prédios escolares que, na sua maioria, deixaram de receber manutenção adequada nos últimos 12 anos por parte dos gestores. Segundo esclarece o diretor do Departamento de Engenharia da AME, arquiteto Luciano Andrade, a idéia da administração municipal é levar, gradativamente, as melhorias estruturais às 36 escolas e 21 CMEIs. Por determinação do prefeito Beto Preto, serão atendidas no primeiro lote seis escolas municipais: Dinarte Pereira de Araújo, Albino Biacchi, Marilda Nolli, Augusto Weyand, Senador Marcos Barros Freire e Osvaldo dos Santos Lima e dois CMEIs: Irma Dulce e Olívio Fernandes. Os serviços serão contratados via processo licitatório e os investimentos envolvem desde obras estruturais, passam por intervenções de adequação de layouts internos, banheiros, cozinhas, refeitórios, centrais de depósito de merenda e de gás, e chegam à questão da acessibilidade, iluminação, paisagismo e instalação/reforma de playgrounds. “Vamos promover a padronização de todos os prédios, melhorando o visual e tornando o ambiente mais agradável”, revela o arquiteto municipal. De acordo com ele, dentre os aspectos já definidos nos projetos, cujo primeiro lote deve ser licitado já no primeiro trimestre de 2014

 APUCARANENSE É DESTAQUE PELO PARANÁ nas Paralimpíadas Escolares

O paratleta Guilherme Uriel, treinado pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana, conquistou três medalhas para o Estado do Paraná durante a disputa da Paralimpíadas Escolares. A competição aconteceu ao longo de toda esta semana em São Paulo e reuniu os melhores paratletas em diversas modalidades esportivas. A secretária municipal, professor Dione Gaspar, destaca que Guilherme é integrante da delegação paranaense e, em Apucarana, tem como treinadora a professora Neusa Maria da Silva. “Está é uma conquista para todos nós apucaranenses nos orgulharmos muito”, comemorou Gaspar. Assim como Guilherme Uriel, na modalidade atletismo Apucarana tem outros atletas do paradesporto contemplados no Programa Talento Olímpico, sendo eles Weuller Teixeira, Andreyna Cristina e Luan Faustino. Toda a cobertura da participação da delegação paranaense na Paralimpíadas Escolares pode ser acompanhada no site da Secretaria de Esportes – www.esporte.pr.gov.br.

PRÊMIO ORGULHO DO PARANÁ – paratleta é indicado

Pelos resultados que vem conquistando nas últimas competições, o atleta do paradesporto Guilherme Uriel foi indicado para o Prêmio Orgulho do Paraná. A solenidade que vai anunciar os vencedores acontece dia 11 de dezembro, às 20 horas, no Centro de Convenções de Curitiba. São oito categorias, que vão premiar 32 paranaenses ou pessoas radicadas no Estado que merecem o reconhecimento pelas suas ações no esporte. A promoção do evento é do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte (SEES). Criado em 2011, pelo secretário Evandro Rogério Roman, com o objetivo de premiar os destaques do esporte paranaense durante o ano, essa será a terceira edição.

 CRAS DA VILA REIS inscreve para cursos artesanais

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Distrito de Vila Reis comunica que estão abertas inscrições para os cursos gratuitos pelo Senac de confecção de velas decorativas, que será realizado de 09 a 13 de dezembro, e para curso de confecção de sabonetes e aromatizantes, que será realizado de 16 a 20 de dezembro. Interessados devem comparecer à Rua Curitiba, ao lado do número 25 até o dia três de dezembro ou até as vagas completarem. Vagas limitadas para famílias que tenham o cadastro único e que residam na região do CRAS da Vila Reis.

APUCARANENSE REPRESENTA O Paraná em evento de esportes radicais em SP

Com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana, o atleta profissional de BMX Rafael Pennacchi (Rafinha), de 32 anos, será o único paranaense presente na Prowing Hollyweed Festival 2º Edição. A competição acontece neste sábado e domingo (30/11 e 01/12) no ginásio poliesportivo de São Bernardo do Campo (SP). “Será um grande evento, com transmissão do canal de televisão por assinatura, especializado em esportes, SPORTV”, destaca professora Dione Gaspar, secretária municipal. Ela frisa que a atual administração tem apoiado a todas as modalidades esportivas. “Esta é uma determinação do nosso prefeito, para que dentro das possibilidades todos os esportistas tenham o apoio do poder municipal”, destaca Gaspar. Com várias atrações como show de bandas, exposição de artes, campeonatos com obstáculos de street, moto fmx, o evento vai realizar o primeiro campeonato de long-board no ABC e um dos maiores campeonatos de vertical do Brasil de BMX, Skate e Patins. “Com muito orgulho estou entre os 20 atletas de elite convidados, sendo o único do Paraná. Quero muito agradecer à prefeitura e a todos os meus patrocinadores pelo apoio. Podem acreditar que vou para fazer o melhor”, disse Pennacchi, que pratica a modalidade profissionalmente há 26 anos. “Iniciei em 1987 no bicicross e já em 1988 foi vice-campeão mundial em competição realizada no Chile”, recorda o biker que veio morar em Apucarana com apenas 6 anos de idade. Aos 12 anos de idade, mudou para o BMX Freestyle, sendo à época o mais jovem piloto profissional na categoria. A realização do evento paulista é da Hollyweed Brasil, Prowing e Prefeitura de São Bernardo do Campo.

 EMPREGABILIDADE: PARCERIA oferece curso gratuito em Apucarana

O Sistema Fecomércio-PR, Senac Apucarana e Prefeitura de Apucarana convidam a população para a o curso gratuito “A nova era da Empregabilidade”, que vai acontecer nesta segunda a sexta-feira (dia 02 ao dia 06 de dezembro) no Centro da Juventude de Apucarana. O conteúdo é direcionado a maiores de 15 anos de idade e visa preparar o interessado para conquistar um emprego ou crescer na carreira, repassando dicas do que a pessoa precisa para se dar bem no mercado de trabalho. As inscrições devem ser feitas no Centro da Juventude (Jardim Diamantina), no Colégio Estadual São Bartolomeu, Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, Colégio Estadual Padre José Canale, na Agência do Trabalhador, em qualquer um dos quatro CRAS de Apucarana ou ainda na Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, localizada no Jardim América. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3424-0629.

 SGUEM AS INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO do Conselho Tutelar em Apucarana

A Prefeitura de Apucarana avisa que já está disponível edital da eleição do Conselho Tutelar que vai escolher no dia 22 de dezembro os cinco novos conselheiros e cinco suplentes para atuar na instituição de atenção a criança e adolescente. O diferencial em relação aos pleitos anteriores é em relação ao item escolaridade dos candidatos. A exigência de nível superior caiu e agora podem concorrer ao cargo pessoas com o ensino médio. As inscrições estão abertas e encerram no dia 27 de novembro, no Centro Social Urbano, Parque Bela Vista. Exceto sábado e domingo, os horários de atendimentos são de 8h30 e 11h30 e de 13h30 até as 16 horas, ocasião em que será necessário apresentar os documentos relacionados no edital. O processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar terá três fases. Depois do período da inscrição, haverá aprova de conhecimento específico sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que vai acontecer no dia 12 de dezembro, na sede da Universidade Aberto do Brasil (UAB), Praça Rui Barbosa, número 12. A terceira fase será a eleição, marcada para o dia 22 de dezembro, no Centro Social Urbano. O edital do processo seletivo pode ser acessado no site da prefeitura www.apucarana.pr.gov.br, no link atos oficiais.

 PREFEITURA INFORMA RECESSO na Comissão de ITBI

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Apucarana comunica aos contribuintes que a Comissão de Avaliação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – Inter vivos (ITBI) estará de recesso entre os dias 20 de dezembro e 06 de janeiro. A última reunião deste ano será dia 19 de dezembro e a primeira de 2014 será no dia 7 de janeiro. Assim, aqueles que necessitarem avaliação para fins de pagamento do imposto ainda neste exercício, devem protocolar pedido dentro de prazo hábil. O ITBI tem como fato gerador a transmissão, a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis. É devido sempre que ocorrer negociação imobiliária entre pessoas físicas ou jurídicas no momento da escrituração. Em Apucarana, o imposto a ser recolhido é a aplicação da alíquota de 2% do valor venal do Imóvel. Por exemplo, quando o valor venal do imóvel for de R$ 10.000,00, o imposto a ser pago na Prefeitura é de R$ 200,00. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3422-4000.

NOTA FISCAL DO PRODUTOR – Agricultores devem regularizar

A Prefeitura de Apucarana solicita aos agricultores que fazem uso da Nota Fiscal do Produtor Rural para que regularizem a entrega das segundas vias do documento. Os produtores devem procurar o setor de emissão, localizado no térreo da Prefeitura, no período das 12 às 18 horas, para que as mesmas sejam contabilizadas e tenham validade. De acordo com Cláudia Paton, responsável pelo setor de Nota Fiscal do Produtor, o Município precisa da segunda via para dar baixa da nota na Receita Estadual. Além disso, ela alerta que a não entrega poderá implicar no bloqueio do Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO).

ENTREGA DE KIT BEBÊ para gestantes atendidas pela saúde municipal

Neste dia 10 de dezembro, às 14 horas, no auditório do Sesc Apucarana (Rua São Paulo nº 150), acontece entrega de kits de enxoval para bebê a 250 gestantes atendidas pela Escola da Gestante. A atividade está dento do Programa Parto Humanizado, da CCR Rodonorte e tem como pano de fundo incentivo às consultas pré-natal. Para ter direito ao kit, as gestantes têm que ter cumprido pelo menos seis consultas na rede municipal.